Voa, Voa, Brabuleta



Chegamos ao emocionante desfecho dessa cativante história que conquistou o coração do Brasil. Caso não tenha visto a parte I, clique aqui, agora se não viu a parte II, clique aqui. Hoje, mergulharemos nos detalhes das trilhas sonoras que marcaram época. E prepare-se para relembrar uma canção que certamente despertará memórias emocionantes em muitos de nós.

O que falar da abertura?

Além do humor típico do horário das 19h, Cheias de Charme apresenta diversos elementos que contribuíram para ser lembrada até os dias atuais, como por exemplo, a abertura  embalada pelo ritmo contagiante de "Ex Mai Love", que se uniram com as imagens em 3D que ganham vida por meio do teatro de bonecos, mergulhando profundamente na história das protagonistas, revelando suas origens, desafios e conquistas de maneira envolvente e cativante.

De acordo com o site Gshow, a equipe de computação gráfica e design da novela, liderada por Alexandre Pit, imergiu no ambiente do mercado popular carioca para conceber a vinheta que conquistou o coração do público:

"A internet é sempre uma ótima ferramenta para buscar referências, mas nada como uma visita no mercado popular do Saara. Passamos um dia comprando borboletas bordadas com lantejoulas, flores de plástico, estampas coloridas, enfeites luminosos, cristais, tudo que podia enriquecer o visual e o conceito da nossa história."

Essa abordagem de animação é uma estratégia frequentemente utilizada em tramas voltadas para essa faixa etária. Já notou? Se não, preste atenção nas aberturas das novelas das sete, de agora em diante.


(Foto: Site Daniel Og)


Você tem que ouvir!

NACIONAL
01.
 Pavilhão De Espelhos – Roberta Sá – Part. Esp.: Ballaké Sissoko & Vincent Segal
02. Chalalá– Léo Magalhães
03. Piscar O Olho – Tiê
04. Chora, Coração (Ao Vivo) – Alcione
05. Tudo Nosso – Samba Livre
06. Disritmia – Zeca Baleiro
07. Lê Lê Lê – João Neto & Frederico
08. Breve Canção De Sonho (Ao Vivo) – Zélia Duncan
09. Se Você Me Der – Arthur Danni
10. Só Sei Dançar Com Você – Tulipa Ruiz – Part. Esp.: Zé Pi
11. Maldito Rádio – Adriana Calcanhotto
12. Tango Pra Tereza – Angela Maria & Agnaldo Timóteo
13. Se Vira – Beth Carvalho
14. Canta, Maria – Fernanda Takai
15. Ex Mai Love – Gaby Amarantos
16. Darte – Ivete Sangalo – Part. Esp.: Juanes
17. Só Marcando Meu Nome – Marcelo D2 E Stephan

Lamentavelmente, a novela só teve uma trilha sonora oficial lançada. Fica difícil não concordar que a Som Livre vacilou ao não lançar um segundo volume da trilha. No entanto, resolveram compensar lançando um DVD com uma seleção de shows e clipes retirados da própria novela, repletos de participações especiais. Sinceramente, preferia que essa seleção fosse lançada em CD, e de preferência com as três protagonistas arrasando na capa.

Olha, quando a novela voltou no Vale a Pena Ver de Novo em 2017, estava com a expectativa lá em cima achando que a Globo ia soltar um CD com as músicas das Empreguetes. Igual aconteceu com Tieta em 1994, em sua edição espacial e A Viagem internacional, relançada em 2006. Porém, a Som Livre deixou passar batido essa chance de vender os CDs que muitos ficaram esperando, mas infelizmente não veio.

Foto: Divulgação/TV Globo
(Foto: Reprodução/TV Globo)

Chegou o momento de conferir a trilha sonora oficial, repleta de 17 faixas super ecléticas, todas selecionadas pelo mestre Sérgio Saraceni:

“Uma vez que definimos o universo de Cheias de Charme, eu procurei construir a identidade musical da novela fazendo uma profunda pesquisa nos lançamentos e vídeos mais procurados dentro dessas frequências do pop, do forró e do tecnobrega.” (Gshow)

Mas olha só, antes de me embrenhar na resenha das faixas, preciso destacar as fotos maravilhosas do Guto Costa, que dão o ar da graça tanto na capa quanto no encarte dessa seleção musical elaborada pelo nosso querido Mariozinho Rocha. E quem diria, Cláudia Abreu ficou com a responsabilidade de estampar a trilha sonora dessa confusão toda e devo dizer que foi uma escolha e tanto! Ela arrasou e deixou sua marca como uma das melhores personagens já feitas pela atriz.

A música “Ex My Love”, de Gaby Amarantos foi escolhida para ser tema de abertura, fazendo com que a cantora paraense ganhasse mais visibilidade; antes Gaby era conhecida como ‘Beyoncé do Pará’. O sucesso foi tanto que a canção ficou em 25ª lugar entre as 100 músicas mais tocadas nas rádios do Brasil, naquele ano, segundo o site Hot100Brasil.

“Cheias de Charme é, definitivamente, um divisor de águas na minha vida. Foi só a partir dali que eu pude ser reconhecida como a Gaby Amarantos para o mundo inteiro”, contou a cantora para o site Gshow.

A canção foi composta por Veloso Dias, em 2008, após uma desilusão amorosa:
 

“Estava em Algodoal, uma praia no Pará, paquerando uma menina. Fui dar um mergulho e, quando voltei, ela estava com outro. Essa é a história.” (Jornal Extra)

Foto: Divulgação/TV Globo
(Foto: Reprodução/TV Globo)

Outro ponto alto da trama é "Cha lá lá", de Léo Magalhães, que foi eleita como a revelação musical de 2011 nos Melhores do Ano do Faustão. A música combina ritmos como arrocha, brega e sertanejo.

“Piscar o Olho” é uma daquelas canções feita a quatro mãos, os envolvidos na criação dessa música são: Plínio Profeta, Rita Wainer, Karina Zeviani e Tiê. A faixa foi retirada do segundo álbum de estúdio da cantora, batizado como A Coruja e o Coração, lançado em 2011. Em uma entrevista concedida para o site Tenho Mais Discos do que Amigos! a cantora e compositora contou um pouco sobre o seu primeiro sucesso:

“Quando minha primeira música entrou em novela, que foi 'Piscar o Olho', eu não gostava muito dela, a música quase não entrou no disco. Então eu pensei ‘não entendo nada disso’. Mas na verdade não existe uma receita pra entrar em novela".

A bela voz de Fernanda Takai vem surpreendendo cada dia mais e a canção “Canta, Maria” é uma composição original de Ary Barroso de 1941, que se encaixou muito bem com o tom da voz suave da cantora. Outra cantora que também gosto de ouvir nas trilhas é Adriana Calcanhotto que teve a composição “Maldito Rádio”, feita em homenagem a Ângela Maria inserida na trama.

Foto: Divulgação/TV Globo
(Foto: Reprodução/TV Globo)

Outro grande sucesso veio da dupla sertaneja João Neto & Frederico com a música “Lê lê lê” que foi pescada do CD Ao Vivo em Palmas, lançado em 2012. A canção foi composta pelo trio: Raynner Sousa, Anderson Barony e Adrian.

“Comecei a música com o Adrian e o Raynner chegou querendo algo forte no refrão. Testamos palavras e expressões até que falei ‘leriado’, jargão muito usado no Nordeste [com significado semelhante a “conversa mole”], termo bastante usado pelo humorista Mução. Do ‘leriado’ surgiu o ‘lê lê lê’”, contou Anderson para o portal G1.

Os sucessos "Se Você me Der""Voa, Voa, Brabuleta""Só me Vejo Contigo""Chalalá" e o "Forró das Curicas" foram criados por Sergio Saraceni e Ronaldo Monteiro. Além disso, temos o hit "Vida de Empreguete" e "Vida de Patroete", compostos por Quito Ribeiro. Outra música marcante é "Marias Brasileiras", da autoria de Michel Sullivan e Carlos Colla. São tantas músicas cativantes que se encaixam perfeitamente na trama, que é uma pena que tenham sido deixadas de fora da trilha oficial. É uma pena!

Ficha Técnica

Autores: Filipe Miguez e Izabel de Oliveira | Colaboração: Daisy Chaves, Isabel Muniz, João Brandão, Lais Mendes Pimentel, Paula Amaral e Sergio Marques | Supervisão de texto: Ricardo Linhares | Direção: Maria de Médicis, Natalia Grimberg, Allan Fiterman e Denise Saraceni | Direção-geral: Carlos Araujo | Direção de Núcleo: Denise Saraceni | Período de exibição: 16/04/2012– 28/09/2012 | Horário: 19h | N° de capítulos: 143

Fontes de Pesquisa: 
Site Gshow; Site Notícias da TV; Press Kit Rede Globo; Site Uol; Site Tenho Mais Discos do que Amigos; Portal G1; Site Hot100Brasil; Site Daniel Og; Site Teledramaturgia: Site Memória Globo; Jornal Folha de S. Paulo; Jornal Extra.



Postagem Anterior Próxima Postagem
TELEDOC
TELEDOC

Formulário de contato