Caso ainda não tenha conferido, a primeira parte dessa trama espiritual, saiba que ela já está disponível aqui. Agora, prepare-se para uma imersão nos bastidores dessa trama que conquistou muitos telespectadores.
O tecnobrega venho com tudo!
Pegando carona no modismo das canções arrocha e eletroforró, o ambiente musical da trama se mostra bem diversificado, mas sempre mantendo o romance como tema central do folhetim. Por meio de um Press Kit cedido pela Rede Globo, a diretora Denise Saraceni comentou sobre o tecnobrega inserido na trama.
“A novela não foca apenas no tecnobrega, ela se inspira na música pop e nessa música nova que vem da periferia. Entre elas, há a música da abertura que é tecnobrega. Esse ritmo apareceu em um estudo que o querido Hermano Vianna, nosso consultor, nos trouxe sobre o universo popular. Foi ele quem nos apresentou o trabalho da cantora Gaby Amarantos. Ela foi uma referência muito importante porque tem um perfil parecido com o da Penha. Ela é uma cantora de sucesso no Pará, que está estourando no Brasil, faz sucesso, mas não sai do seu registro cultural, não abandona suas origens. A Gaby também serviu de exemplo dessa produção cultural bem mais democrática que a internet possibilitou. Também foram muito importantes os encontros com Michel Teló e com Joelma, da banda Calypso.”
Uma das cenas mais divertidas aconteceu quando Rosário chamou suas amigas para uma visita à casa de sua patroa, que estava fora da cidade. A pobre Rosário estava deprimida porque Sidney (Ricardo Tozzi) estava hospitalizado, mas suas amigas a convenceram a compor uma nova música. Decidiram então gravar um videoclipe usando a mansão de Chayene como cenário. Com uma filmadora emprestada, Kleiton (Fábio Neppo) virou o Spielberg do grupo e as três Marias se revezaram entre ser empregadas e patroas. Após algum tempo, a pessoa que põe as mãos no DVD contendo o videoclipe das empreguetes é nada menos que Socorro (Titina Medeiros), que decide postá-lo na internet só para atrapalhar o trio, movida pela pura inveja. Mas olha só que plot twist: o tiro saiu pela culatra e, sem querer, ela lança o trio ao estrelato! Parece que a Socorro fez um estágio na escola de vilões, mas esqueceu de ler o manual.
Em entrevista para o portal Uol, os autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira comemoram:
“Liberamos uma cena importante [o vídeo “Vida de Empreguete”, da novela para internet, antes de ir ao ar. Isso nunca tinha sido feito e chamou atenção.”
Cheias de Charme foi a precursora na interação entre a trama e a internet.
Assim que o clipe do vazado na web, ele se tornou popular dando visibilidade para as três Marias que começam a ficar famosas, ganhando espaço por todo Brasil. Só nas primeiras 24 horas após vazamento, o clipe obteve cerca de 4 milhões de acesso. Pra tentar recuperar o terreno perdido depois do arraso das Empreguetes, Chayene resolveu surfar na onda das domésticas e lançou o "Vida de Patroete", uma versão inspirada no sucesso das suas rivais.
A trama ainda contou com aproximadamente 20 participações musicais de peso, incluindo artistas como Michel Teló, Ivete Sangalo, Alcione, João Neto e Frederico, Zezé Di Camargo e Luciano, Preta Gil, Luan Santana, Gaby Amarantos, Marcelo D2, e outros nomes de destaque na cena musical brasileira. Foi uma verdadeira festa para os ouvidos dos telespectadores, com uma variedade de estilos e talentos.
Joelma e Chimbinha também deram o ar da graça na trama. A cantora revelou ao Gshow que apreciou a comparação entre o estilo da personagem Chayene e o seu próprio:
"Conversei com Cacau (Cláudia Abreu), e ela disse que algumas coisas foram inspiradas em mim. Mas só algumas coisas, porque a personalidade não tem nada a ver. Essa Chayene é muito louca, doida!"
Apesar de ter gerado bastante burburinho e ser comentada por aí, Cheias de Charme não alcançou o estrelato absoluto no Ibope: sua média geral ficou na casa dos 30 pontos, o esperado para o horário, tendo a mesma média de Ti-Ti-Ti (2010) e Morde e Assopra (2011). Digamos que não foi exatamente um terremoto na audiência, mas pelo menos deixou sua marca no universo televisivo e sempre é lembrada.
Em 12 de julho de 2012, um marco na história de Cheias de Charme aconteceu, com um episódio que arrebatou uma audiência média de 37 pontos no Ibope, alcançando um pico de 40 pontos. É importante destacar que cada ponto do Ibope representava cerca de 60 mil domicílios na Grande São Paulo. Esse capítulo específico cativou uma vasta audiência, tornando-se um dos momentos mais memoráveis da novela.
A atriz contou que fazer parte do elenco de Cheias de Charme foi uma surpresa muito grande, já que nunca havia trabalho na televisão:
“Nunca me imaginei na TV. Foi meu primeiro trabalho e estava com um personagem tão poderoso e em uma novela tão brilhante. Foi magnífico. Até então eu achava que iria trabalhar como atriz sempre no teatro e fazer televisão me deu mais possibilidade de trabalho.” (Gshow)
O sucesso foi tão estrondoso que a emissora se uniu à sua equipe de marketing e lançou aproximadamente 35 produtos inspirados na novela, a maioria deles era possível adquirir por meio da loja virtual, localizado no site da novela que incluía alguns itens como: CD e DVD da novela; kit de beleza, calçados, bonecas e outros mais.
Um dos mais buscados foi o livro Cida, a Empreguete – Um Diário Íntimo, baseado na personagem que utiliza de um diário para comunicar com a falecida mãe e conta o dia a dia de uma menina que conheceu o estrelato depois de viver até os 19 anos no quartinho dos fundos na casa dos patrões. A obra tem 160 páginas e é uma parceria da Globo Marcas e da Casa da Palavra. Foi uma verdadeira avalanche de produtos, aproveitando o fenômeno que a trama se tornou!
Você já sabia disso?
01 - O título provisório da novela era Marias do Lar.
02 - A novela foi vendida para o exterior e com isso, foi preciso alterar o título, passando a se chamar Encantadoras nos países de língua espanhola e Sparkling Girls para língua inglesa.
03 - A trama teve sua classificação etária reavaliada pelo Ministério da Justiça: anteriormente classificada como livre para todas as idades, a novela foi reavaliada e passou a ser recomendada para maiores de 10 anos, devido ao seu conteúdo leve de violência, incluindo agressões verbais e linguagem depreciativa. Ou seja, boa parte da garotada ainda pode dar boas risadas com as aventuras das empreguetes.
04 - Na novela, foi celebrado o Dia da Empregada Doméstica em 27 de abril. Para estimular os internautas a homenagearem suas ajudantes, foi lançado o concurso cultural A Minha Estrela do Lar. Nele, os participantes poderiam compartilhar histórias engraçadas, peculiaridades ou receitas infalíveis preparadas por suas queridas ajudantes. E para deixar tudo ainda mais especial, bastava enviar uma foto da patroa junto com a empregada. As melhores homenagens foram destacadas no site oficial de Cheias de Charme.
Foto: Divulgação/TV Globo
(Foto: Reprodução/TV Globo)
06 - Leandra Leal dedicou-se intensamente para interpretar Rosário na novela. Além de aulas de canto e dança, aprendeu violão e culinária para dar autenticidade à personagem. Sua dedicação resultou em uma interpretação brilhante e cativante, conquistando o público.
07 - O show de Chayene e Ivete Sangalo foi gravado em uma apresentação real da cantora baiana, na cidade de Três Rios, interior do Rio de Janeiro.
08 - Em dezembro de 2012, os autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira ganharam o prêmio concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte como autores revelação.
11 - Um dos pontos altos da equipe de produção de arte foi a criação da estátua de Chayene, erguida em sua cidade natal no Nordeste. A escultura, com mais de dois metros de altura, foi elaborada com um mosaico de 14,5 mil miniespelhos, adornados com borboletas, símbolo característico da cantora. A estátua fez um grande sucesso entre os moradores da cidade de Sobradinho, onde foram gravadas algumas cenas da novela, ganhando destaque também fora das telas.
12 - Cheias de Charme foi pioneira na Globo ao integrar ações transmídia, aproveitando a popularidade das personagens e o aumento das redes sociais no Brasil para impulsionar a audiência da novela.
Fontes de Pesquisa: Site Gshow; Site Notícias da TV; Press Kit Rede Globo; Site Uol; Site Tenho Mais Discos do que Amigos; Portal G1; Site Hot100Brasil; Site Daniel Og; Site Teledramaturgia: Site Memória Globo; Jornal Folha de S. Paulo; Jornal Extra.